Confira 8 dicas para otimizar seu site e garantir mais leads

“A melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles”, a famosa frase de uma das grandes especialistas em marketing com mais de 70 palestras no exterior, Martha Gabriel, traduz exatamente o que seria o objetivo ideal para qualquer site: ter tráfego e ser eficiente para converter leads em clientes. No entanto, nem todos os projetos web contemplam estratégias de marketing para trazer resultados práticos.

Mesmo com o avanço do acesso a internet móvel, ainda é possível encontrar sites que não estão preparados para uma navegação adequada em dispositivos mobile, o que o prejudica de ser encontrado com mais facilidade pelos seus leads e faz com que a sua empresa fique atrás dos seus concorrentes, caso esses já estejam utilizando soluções de marketing digital atuais.

Hoje, um site completo e pronto para gerar mais tráfego e leads para a empresa é totalmente responsivo, ou seja, está preparado para se adaptar perfeitamente a qualquer tela de qualquer dispositivo móvel. Além disso, o conteúdo do site traz informações bem estruturadas sobre a empresa, o que ela faz, produtos e serviços que oferece e fácil acesso aos seus contatos – telefone, e-mail e endereço.

Seu site está preparado?

Confira as 8 dicas para otimizar o seu site e garantir mais leads:

- Ter navegação fácil e intuitiva: o site deve ser criado pensando em uma navegação rápida. Se o cliente precisar navegar por muitas páginas para encontrar uma informação, provavelmente vai desistir de continuar procurando;

- Ser Responsivo: isso significa se adaptar a qualquer tipo de tela e garantir excelente navegação em dispositivos móveis;

- Não demorar para carregar: o tempo que o site demora para carregar, tanto em dispositivos móveis quanto em desktop pode prejudicar seu desempenho nos resultados de busca orgânica ou gerar desistência dos consumidores que não querem esperar que o site carregue.

- Experiência do usuário ao navegar no site: seu portal deve oferecer navegação intuitiva e trazer informações que sejam encontradas facilmente, ou seja, se os usuários estão acostumados a encontrar o menu de navegação no topo da página, não faz sentido colocá-lo no rodapé, o ideal é deixar as informações onde os consumidores já estão acostumados a encontrá-las;

- Qualidade do conteúdo e das imagens: ao acessar o seu site, o cliente quer conhecer os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e entrar em contato rapidamente. Quanto mais fácil e simples for esse processo, menor a chance de o consumidor sair do site e buscar outra opção;

- Facilidade no contato: principalmente quando falamos de navegação pelo celular, a realização do contato do cliente com seu negócio deve ser rápida e fácil. Neste item, devem ser consideradas as ferramentas chamadas de Clique para Ação ou “Click to Action” que envolvem: clicar no número do telefone e discar automaticamente para o número do seu estabelecimento, clicar no endereço do negócio e abrir o navegador padrão do seu celular e enviar uma mensagem facilmente a partir de um formulário;

- Marca: considerar a estratégia de marca da sua empresa para criar o design do seu site;

- SEO: por último, mas nem por isso menos importante, a famosa sigla significa “Search Engine Optimization” ou Otimização para Buscas refere-se ao processo de otimizar o site para que ele seja encontrado mais facilmente pelos portais de busca. O processo envolve ações internas em seu site e envolve desde a URL, passando pelos títulos, a utilização de tags html e a criação de conteúdos relevantes e frequentes, além de ações externas como a divulgação de links para o seu site em outros endereços da internet. Esse é um item que deve ser trabalhado com constância e passa a apresentar resultados após os primeiros meses de trabalho.

Resultados

Assim como você cuida de seu negócio para que ele ofereça o melhor ambiente possível aos clientes que te visitam, você deve se atentar ao seu site. Este possivelmente será o primeiro contato do consumidor e você não pode desperdiçar essa visita.

Ao criar um site que siga estes oito passos de otimização e combiná-lo com estratégias de publicidade online, você fará com que seu site seja encontrado mais facilmente pelos consumidores que estão buscando os serviços, você terá mais chance de receber mais contatos de clientes e, consequentemente, poderá realizar mais vendas.

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