Revisão de 2016: o que marcou o ano em marketing digital
O final do ano é o fechamento de um ciclo em que
muitas empresas avaliam como foi o período e começam a planejar o ano seguinte
ou ao menos projetar novas estratégias para colocá-las em prática assim que o
calendário virar. Você sabe quais foram as principais solicitações dos clientes
em 2016 com relação a marketing digital?
A Search Optics é especializada em soluções
avançadas de marketing digital e acompanhou diversas necessidades de clientes com
perfis variados durante 2016. O que chamou atenção foi que, independentemente
da área de atuação, as solicitações foram similares. Muitas destas necessidades
tendem a se manter em 2017.
Confira:
1) Sites responsivos
Após o Google mudar seu algoritmo em 2015 e os
anunciantes sentirem como foram penalizados no ranqueamento orgânico, o ano de
2016 foi o período de correr atrás do prejuízo para adaptar seus sites para
tecnologia mobile. A maioria dos acessos à internet já acontecem através de dispositivos
móveis, dado que comprava que os potenciais clientes estão cada mais conectados
e possuir uma plataforma responsiva pode ampliar as chances de novos
negócios.
2) Gerenciamento
A busca por plataformas que auxiliem o
gerenciamento das atividades da empresa também aumentou em 2016. O destaque
está em sites com sistema de gestão de conteúdo (CMS), que possibilitam que atualizações
sejam feitas diretamente pelo cliente de maneira simples e intuitiva; sistema
de gestão de leads, que permitem organizar todos os contatos recebidos em um
único local, aumentar a produtividade da equipe de vendas e acompanhar
resultados efetivos das ações de marketing em diversos canais; e sistemas de
integração de estoque, que vêm ganhando cada vez mais força em virtude dos
classificados online e garantem os anúncios sejam publicados em diversos
portais rapidamente e sempre com a informação mais atualizada.
3) Mensuração de resultados
Cada vez mais os anunciantes precisam justificar
seus investimentos e apresentar análises eficientes do resultado. Além disso,
os clientes não conseguem dedicar muitas horas para análise de dados e, por
isso, buscam ferramentas com dados robustos, mas de fácil utilização. Oferecer
ao cliente métricas que possam ser facilmente compreendidas e que apontem onde
está o retorno de cada centavo investido nas campanhas de marketing digital fez
a diferença em 2016 e permitem que o cliente possa a planejar ações mais
eficientes baseadas em dados reais e comprovados.
4) Time afinado
A busca por profissionais especialistas em cada
segmento foi um dos destaques do ano. Os anunciantes esperam que seus parceiros
de marketing digital atuem como consultores para direcionar e sugerir melhores
práticas. Só dessa forma é possível que as marcas consigam se diferenciar
dentro da sua especialidade.
5) Conteúdo
qualificado
A geração de conteúdo qualificado contribui
consideravelmente com o ranqueamento orgânico dos sites e foi bastante
explorada em 2016. O tema está ganhando cada vez mais força e vem exigindo
especialização das equipes para utilizar melhores práticas de SEO e se destacar
da concorrência.