É possível fazer cálculo do ROI em marketing de maneira eficiente

Taxa de cliques, número de visitas, conversões, compartilhamentos, engajamento, visualizações, telefonemas entre outras métricas só reforçam o potencial que o marketing digital oferece às marcas quando uma campanha é realizada pelos inúmeros canais online disponíveis no mercado. Quando comparadas as mídias tradicionais, as métricas digitais são mais consistentes e ajudam as empresas a terem mais consciência sobre seus esforços na hora de elaborar estratégias.

Além da lição básica de casa, que é conhecer o público-alvo da empresa, objetivos das ações e estabelecer metas para serem atingidas antes de iniciar qualquer ação de marketing, a marca também precisa saber quais os canais estão apresentando resultados mais eficazes de acordo com seus esforços. Dessa forma, evitam-se perdas desnecessárias de recursos e investimentos em mídias de baixo retorno. Fazer esse acompanhamento e apresentar métricas reais, porém, parece ser um dos principais desafios dos profissionais da área.

Em 2016, uma pesquisa realizada pela Demandbase mostrou que 89% dos profissionais de marketing não conseguem otimizar o seu mix de soluções de marketing, pois não acreditam ser possível medir efetivamente quais canais estão dando mais retorno. Oferecer dados que possibilite medir, com detalhes, o retorno que cada canal está oferecendo é essencial para que profissional de marketing possa direcionar melhor seus investimentos, além de ter mais autonomia e segurança para fazer gestão de suas campanhas de maneira mais eficiente.

A plataforma de métricas digitais Uptracs, da Search Optics, é um exemplo de como analisar de forma simples o retorno sobre os investimentos nas ações digitais. Com resultados em tempo real, em um único lugar é possível verificar o resultado das campanhas online e medir qual dos esforços está fazendo o telefone da empresa tocar mais. Na prática, a plataforma traz informações que medem a eficiência de cada investimento realizado, mensurando as ações de todos os canais e calculando taxas de conversão na loja física e o custo por lead. Além disso, a plataforma também entrega resultados de campanhas realizadas no ambiente off-line.

Abaixo, conheça os 7 diferenciais da plataforma Uptracs:

Métricas em tempo real: A Uptracs tem monitoramento em tempo real de todas as ações de marketing que estão no ar, oferecendo relatórios de performance 24 horas por dia.

Painéis de controle: Intuitivo e fácil de usar, a plataforma oferece relatórios que são compreendidos facilmente e podem ser colocados em prática sem dificuldades.

Registro de chamadas: Para acompanhar clientes em potencial, a Uptracs oferece gravação das ligações telefônicas. Uma funcionalidade padrão que ajuda o concessionário acompanhar a qualidade do atendimento e gerenciar possíveis falhas.

Dados de conversão: E-mails, formulários de contato e telefonemas podem ter cálculos de conversão para que nenhum lead em potencial seja perdido.

Customização: A tecnologia oferecida na Uptracs permite implementar monitoramento de indicadores de desempenho (KPI) customizado de acordo com as necessidades de cada empresa.

Mobilidade: Os relatórios oferecidos pela Uptracs podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar, inclusive pelos dispositivos móveis. São rápidos e práticos para que os resultados sejam visualizados sempre que necessário.

Com a Uptracs, o concessionário passa a ter mais conhecimento sobre os resultados das campanhas digitais e fica por dentro do retorno que cada centavo investido está trazendo para sua empresa, podendo otimizar os esforços de marketing em tempo real e a qualquer momento.


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