Case de Sucesso – Grupo EMOVA

Novos sites na Plataforma Blueprint, estratégias de SEO e campanhas digitais para Google e redes sociais
O Grupo

O Grupo Emova é constituído por quatro concessionárias Mitsubishi, Cardinal e Mitnorth, todas estabelecidas em São Paulo, capital, localizadas nas zonas Leste, Norte e Oeste. Em todas as concessionárias há venda de veículos novos e seminovos e em três delas são oferecidos serviços de pós-vendas, incluindo balcão de peças e funilaria.

Nos últimos três anos, o Grupo mudou sua forma de interagir com o cliente, implantando uma área de CRM que é responsável por todas as formas de contato com o cliente (loja, telefone e internet). Tudo foi projetado dentro de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente, onde todos os colaboradores conseguem acessar os históricos do cliente, independente da concessionária. Dessa forma, é possível ter controle da quantidade de clientes que acessam os canais do Grupo e monitorar cada atendimento, além de aferir a qualidade dos serviços prestados nas oficinas. Isso garante os altos níveis de satisfação e fidelidade do cliente com a marca, além de alimentar o processo de melhoria contínua.

Objetivos

Maximizar e mensurar os resultados dos investimentos em marketing digital, quando as verbas são cada vez menores, demonstrando esses resultados em números – sejam em crescimento de contatos telefônico de clientes, acessos no site ou no faturamento do Grupo.

Desafios

Na era digital, a mudança do comportamento do cliente se torna um desafio constante, tornando a migração dos investimentos off-line para o online fundamental. Para isso, o Grupo EMOVA fez uma atualização de parceiro e entrou para o portfólio da Search Optics, que pôde oferecer tecnologia agregada à informações e estratégias de marketing digital mensuráveis para melhorar a presença online das marcas Mitnorth e Cardinal.

Soluções

- Construção de novos sites na plataforma Blueprint para Cardinal Mitsubishi e Mitsubishi Mitnorth. Blueprint é a plataforma de sites responsivos da Search Optics, que oferece as melhores práticas de SEO e performance em qualquer tela;
- Implementação da plataforma Repplica para carros usados, gestão de estoque e anúncios em portais de classificados;
- Criação de estratégias de SEO para cada marca (Cardinal e Mitnorth) com otimização contínua de parâmetros, definindo 20 palavras-chaves por marca, além de criação mensal de conteúdo;
- Criação de novas campanhas de Google Adwords;
- Criação de novas campanhas no Facebook;
- Implementação da plataforma de inteligência de negócios e analytics Uptracs.

Resultados

Com as soluções da Search Optics, o Grupo Emova reduziu em 50% os investimentos em Google Adwords e aumentou em até 60% o número de leads. Aliando esta nova forma de interagir e captar leads na internet que reduziu seus custos e aumentou suas vendas, teve um resultado direto na linha de resultados da empresa.

Palavra do cliente

Para a gerente de marketing e CRM do Grupo EMOVA, Fernanda Nicoletti Nolli, as soluções da Search Optics trouxeram resultados ótimos, principalmente nas ações relacionadas ao cliente mobile e ao mix de soluções oferecidas pela agência.

Experiência Search Optics

“Escolhemos a Search Optics, pois a agência oferece um mix completo de serviços, onde concentramos gestão do conteúdo dos sites, administração da campanha do Google, bem como a ferramenta de gestão dos estoques. Foi uma decisão delicada, num momento de crise. Havia um receio quanto aos prazos de execução dos novos sites e a perda de performance nas campanhas. Os sites ficaram prontos em tempo recorde. A migração do antigo fornecedor para a Search Optics foi muito fácil e rápida. Fizemos a opção por portais que tivessem tecnologia mobile e que pudéssemos monitorar as ligações recebidas por esse canal. Outro ponto fundamental: a gestão da campanha do Google. Migrar essa gestão da agência de publicidade para um parceiro que tivesse uma tecnologia que fizesse isso automaticamente e de forma muito mais eficaz mudou nossa forma de interagir e captar leads na internet”.

Principais ganhos

“Se formos listar os ganhos obtidos com a Serch Optics, podemos citar o atendimento e suporte muito próximo de toda a equipe, desde o presidente da empresa, passando pelas diretorias, gerência de conta e técnicos, todos com uma preocupação em resolver problemas e trazer soluções de melhorias; o conhecimento técnico desse time; flexibilidade para negociar e clareza nos contratos; a performance da plataforma que faz a gestão da campanha do Google; tecnologia do site que possibilita agilidade nas alterações dos conteúdos, criação de campanhas e landing pages com muita facilidade; o trabalho de conteúdo do site para gerar relevância na busca orgânica; a simplicidade da ferramenta de gestão de estoque, entre outras”.
Dados das campanhas de GOOGLE ADWORDS – Terceiro Trimestre 2015 x Primeiro Trimestre 2016
Cardinal
Com apenas 39% do investimento do passado, obtivemos 200% de aumento do CTR, 30% mais leads, custo do lead 4 vezes menor e click to call 2 vezes maior

MitNorth
Com apenas 42% do investimento do passado, o número de ligações aumentou em 60% com um custo por lead 5 vezes menor. Click to call 2 vezes maior

Mobile x Desktop
Cardinal - CTR de Mobile 155% maior que Desktop
MitNorth - CTR de Mobile 140% maior que Desktop
Informações de SEO
Implementação de Google Analytics nos dois sites
Blog Post sobre ASX Outdoor figurou entre 7ª e 9ª posição da primeira página nos primeiros quinze dias de publicação do conteúdo, acima de portais como AutoEsporte, Terra e R7.
Blog Post sobre Check up de férias em Dezembro apareceu na primeira página de resultados orgânicos, apenas 10 dias depois de ter sido publicado
Dados de comportamento nos sites
Cardinal - Q1 2016 x Q4 2015
redução de 13% da taxa de rejeição
usuários no mobile tem ficado em média 1 minuto a mais do que antes

MitNorth - Q1 2016 x Q4 2015
redução de 13% da taxa de rejeição
aumento de 1,5 páginas visitadas por sessão

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