Como o marketing digital pode atrair mais alunos para sua universidade

Captar novos alunos pode ser um dos maiores desafios de uma instituição de ensino (faculdades, universidades, centro-universitário e IES de maneira geral), mas o marketing digital voltado para o setor de educação pode ser um grande aliado na hora de converter leads em matrículas nas universidades.

Segundo dados do Censo da Educação, divulgado pelo Inep, a idade média do estudante universitário no Brasil é de 21 anos – público que utiliza a internet como principal meio de informação e pesquisa. São dados como esse que mostram que estar presente nos canais de comunicação digital de maneira consistente e estratégica faz toda a diferença na hora de atrair mais leads qualificados para as instituições de ensino.

Atualmente, o Brasil possui mais de 2,3 mil IES e o segmento de educação já percebeu a importância do marketing digital para atrair mais alunos – principalmente as grandes universidades, que já têm atuado de maneira ativa e estratégica para conversar com seu público-alvo. No entanto, ainda existe muito do marketing digital para ser explorado pelo setor.

Para instituições de ensino, o grande diferencial do marketing digital é conseguir conversar com o público-alvo correto, direcionando esforços somente para o perfil que pode se interessar pelo assunto. No caso das universidades, por exemplo, é possível focar a comunicação em pessoas que estejam buscando informações de cursos superiores, na cidade ou bairro em que a universidade ou campus está localizado e criar comunicações específicas e personalizadas para cada um deles.

Esse tipo de ação garante a geração de leads qualificados, ou seja, de pessoas que realmente se interessam por aquele serviço e permite aumentar consideravelmente a conversão das matrículas. Na prática, a utilização de estratégias como SEO, links patrocinados, campanhas em redes de display, remarketing e vídeos têm apresentado ótimos resultados. Abaixo, entenda como cada estratégia pode ajudar a atrair mais alunos para sua universidade:

SEO: Técnicas de otimização para ferramentas de busca pode ajudar o site da sua instituição de ensino a conquistar melhores posicionamentos nos principais buscadores do mercado, como o Google. Dessa forma, o número de visitas ao site da sua universidade pode aumentar de maneira orgânica. Engloba, de maneira geral, a criação de conteúdos sobre temas específicos, a otimização do site e a divulgação de conteúdo com o objetivo de atrair leads e gerar backlinks organicamente.

Links patrocinados: Campanhas de publicidade online são boas estratégias para atrair leads qualificados. Trata-se de anúncios que podem aparecer em destaque quando uma busca por determinada palavra-chave é feita no Google. Neste caso, você só pagará pelo clique, ou seja, se o interessado clicar no seu anúncio e for direcionado para o site da sua universidade.

Campanhas em rede de display: Milhares de sites selecionados pelo Google, como portais de notícias, youtube e blogs de qualidade, podem exibir as campanhas da sua universidade de maneira segmentada, ou seja, apenas sites relacionados ao objetivo da sua campanha fariam a exibição dos seus anúncios em espaços determinados. As campanhas em rede de display são uma ótima forma de ampliar os resultados e aumentar a audiência da sua publicidade, contribuindo fortemente com a lembrança da marca de sua instituição.

Remarketing: Conseguir a atenção de um lead que chegou a entrar no seu site, mas não converteu é o objetivo do remarketing. Por meio de múltiplas formas de atenção, o remarketing pode converter o seu lead em possível aluno depois que ele já passou pelo seu site ou landing page, uma vez que o seu anúncio continuará visível nos portais que aceitam campanhas de rede de display.

Vídeos: Até 2019, o consumo de vídeos será responsável por 85% do uso da internet, segundo estudo da Cisco System. Ao observar o comportamento do público universitário, que busca informações na internet, a comunicação por vídeo é uma estratégia que não pode faltar na sua universidade, principalmente pelo seu poder de imersão, interação e engajamento que promove nas redes sociais, além da segmentação do público-alvo.

Especializada em soluções de marketing digital para o segmento de educação, a Search Optics conhece os desafios do setor e pode ajudar a sua instituição de ensino a atrair mais leads qualificados e obter sucesso em suas campanhas digitais.


Comentários

Nome Completo:*
E-mail:
Comentários:*

Recent Posts