Entenda como o marketing digital está trazendo mais clientes para as concessionárias

Gerações cada vez mais conectadas e facilidades que podem ser resolvidas num clique por meio do smartphones têm desafiado as concessionárias que não podem mais sobreviver apenas esperando o fluxo de visitas em suas lojas. Atrair mais consumidores para as concessionárias é tarefa que deve começar ainda na fase de pesquisa do cliente. Impactá-lo durante toda sua jornada de compra pode ser mais fácil quando há estrutura, planejamento e preparo para transformar leads em resultados.

Enquanto a publicidade de massa, como TVs, jornais e revistas, perde forças, o marketing digital figura uma cenário completamente diferente, pois traz mais eficácia para atingir pessoas disponíveis para comprar um veículo, por exemplo, além de soluções que proporcionam informações valiosas sobre a jornada de compra de um cliente. Estar fora deste contexto, pode diminuir a eficiência e a capacidade de venda da concessionária. Por isso, toda captação de lead é uma oportunidade de negócio que não pode ser desperdiçada e possuir estratégias e soluções de marketing digital são fundamentais para qualquer empresa que deseja alcançar sucesso nas suas iniciativas comerciais.

Com soluções únicas para cada cliente, a Search Optics acredita que cada concessionária deve ser avaliada de acordo com o perfil do seu negócio, pois, dessa maneira, terá estratégias exclusivas de marketing digital para atrair leads em todas as etapas do funil de vendas. Integrar soluções é ideal para conseguir atrair leads, mensurá-los e geri-los de maneira completa. Abaixo, conheça ferramentas de marketing digital pensadas para atender as concessionárias:

Plataforma Blueprint: Plataforma própria da Search Optics para desenvolvimento de websites com foco no consumidor que acessa a internet por meio de dispositivos móveis. Todos os sites criados a partir dessa plataforma são pensados para impulsionar leads, sejam eles através do telefone, formulários ou fluxo no ponto de venda.

Plataforma Uptracs: Plataforma de análise própria da Search Optics que possibilita que o concessionário identifique a origem das visitas do seu site e das suas ligações telefônicas. Além de rastrear ligações, o software inovador também grava todas as chamadas. Com ela, o usuário consegue avaliar de maneira fácil quais esforços estão gerando mais leads para seu negócio e otimizar seus investimentos no que traz mais retorno.

Repplica Leads: Lançado pela Search Optics em agosto de 2016, é uma plataforma voltada para a gestão de todos os leads recebidos pelo cliente, independente se eles chegam por meio do site, portais de classificados, e-mail, visitas à loja ou telefone. O objetivo principal dessa plataforma é facilitar a gestão de todos os contatos e possibilitar que a equipe de vendas dedique mais tempo na conversão dos leads.

Saber gerenciar corretamente os leads é uma etapa crucial do processo de vendas. Ao conseguir executá-la perfeitamente as concessionárias podem contar com soluções que proporcionem experiências diferenciadas para seus consumidores. Essas soluções podem oferecer benefícios, como:

Relacionamento entre cliente e empresa: Muitas vezes o lead está interessado no negócio da concessionária, mas teve dificuldades para navegar no site que não oferece suporte para acesso mobile ou ainda não tem facilidades como ligar para a loja e iniciar a navegação por GPS em apenas um clique. Por isso, ter um site pensado para a geração de leads, faz com que nenhum cliente interessado seja perdido.

Avaliação dos investimentos de marketing: Saber quais esforços estão gerando mais leads e quais investimentos motivam clientes que convertem é essencial para planejar as atividades de marketing e entender a jornada de compra do consumidor. Na prática: uma concessionária percebe que seus anúncios no Facebook trazem todo mês cerca de 1000 leads para o negócio e cerca de 10 viram negócios de fato. Por outro lado, o site da empresa traz cerca de 30 leads por mês e 20 viram negócios. Fazendo essa análise, o concessionário perceberá que seu site gera leads mais qualificados e deve receber mais esforços da empresa. Uma empresa que não consegue medir o retorno de ponta a ponta, pode entender que nesse caso o Facebook está gerando muito mais leads para sua loja e continuar investindo mais verba para atrair leads muito menos qualificados.

Garantir bom atendimento aos leads: Quando o cliente entra em contato com a empresa ele espera retorno. Demorar para responder a demanda de um cliente significa perder a chance de falar com um lead potencial e, muitas vezes, passar a chance de negócio para o concorrente. Ao contar com um sistema de gestão de leads, a concessionária passa a organizar seus contatos, administrar quem está conduzindo aquela oportunidade, além de evitar que dois vendedores façam contato com o mesmo cliente. Por fim, garantir que os leads em potencial estão qualificados e sendo bem atendidos, ampliando assim os resultados da empresa.

Gerenciar leads é mais que investir em soluções de marketing digital, é potencializar o relacionamento, a informação e garantir mais oportunidades de negócios para a concessionária, que é única e precisa de soluções exclusivas. Saiba mais em www.searchoptics.com.br


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