[Especial Fenabrave 2016] Investimentos em campanhas digitais já chegam a 60%

Com consumidores cada vez mais conectados, concessionárias devem migrar do off-line para o online para não perderem negócios

As mídias tradicionais como jornais, revistas, TVs e outdoors sempre ocuparam o topo da lista quando o assunto era divulgação e campanhas para apresentar um produto novo ou fazer algum lançamento. Com investimentos altos, essas mídias de massa estão perdendo lugar para dar oportunidade para tecnologias mais modernas, baratas e com possibilidade de métricas reais sobre os seus impactos aos consumidores.

Hoje, cerca de 60% a 70% dos investimentos em mídias das concessionárias que já estão digitalizadas são em marketing digital. Embora os canais off-line não tenham morrido, os investimentos neles são de apenas 20% ou 30%. Para comprovar a eficácia das ações realizadas no meio digital, o iCarros apresentou uma pesquisa durante a 26º Congresso e Expo Fenabrave para mostrar a evolução do processo de compras e os principais caminhos que os consumidores estão adotando.

Uma pesquisa realizada anualmente pelo portal com 9 mil brasileiros mostra o impacto da internet na vida das pessoas, principalmente das novas gerações, que têm preferência e mais satisfação quando utilizam a internet no processo de compra. Com a crescente demanda da internet, apenas 30% dos clientes que visitam a loja não viram nada e não tem informações sobre o que desejam conhecer. Os outros 70% já chegam com detalhes e estão na concessionária com intenção de compra.

Ainda de acordo com a pesquisa apresentada, há oportunidades para serem exploradas no pós-venda, como agendamento de serviços pela internet. Algo que ainda não é bem trabalhado no setor. Apenas 13% dos clientes conseguem agendar um serviço pela internet, mas a intenção, caso existissem mais opções, sobe para 40%. “Há uma necessidade de o cliente estar no controle e executar alguns processos. As empresas que entenderem isso e conseguirem mudar para investir em novas soluções sairão na frente, caso contrário podem perder negócios”, explica o fundador do iCarros, Sylvio de Barros.

Gestão de Leads

Se a demanda pela internet cresce e a visita à concessionária diminui, investir em ferramentas para gerenciar leads pode ser uma das atividades a serem desenvolvidas pelo time estratégico. “Com consumidores conectados, velocidade e frequência nos contatos e no atendimento devem ser ágeis. Não pode desistir do cliente, pois todo lead é uma intenção de compra, pode apenas não ser o momento ideal. Neste caso, é importante ter coerência para manter este contato e retomá-lo quando chegar a hora certa”, explica o diretor do Grupo Saga, Menfis Augusto Silva.

Foi pensando na demanda do público digital que a Search Optics apresentou o Repplica Leads durante a Fenabrave. A plataforma para gerenciamento de leads reúne todas as oportunidades de vendas geradas por diversos canais, como e-mails, fluxo de lojas, formulários de sites diversos, telefone, redes sociais, etc. Dessa forma, o Repplica Leads consegue centralizar todos os contatos e gerenciá-los por uma única plataforma, além de ter acesso a métricas por vendedor, identificar qual funcionário está lidando com cada contato, acessar o histórico de negociação, número de contatos feitos, etc. “Com o Repplica Leads a concessionária tem total visibilidade sobre suas oportunidades de negócios de maneira objetiva e acessível. Por meio da plataforma é possível identificar de onde estão vindo mais leads e quem são os vendedores com maior performance para, assim, gerar mais conversão”, afirma o presidente da Search Optics para a América Latina, Eduardo Cortez.


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