[Especial Fenabrave 2016] Saiba como o Google pode ajudar nas vendas na sua concessionária

AdWords, Youtube e Rede de Display são três das plataformas mais eficazes para o setor automotivo

Presença digital já deixou de ser uma realidade, hoje é questão de sobrevivência. O desejo de todo concessionário é buscar mais produtividade nas vendas e conseguir fazer uma boa gestão de leads. No entanto, na opinião de Adriano Nasser, que lidera a área de parcerias do Google Brasil, a indústria automotiva ainda precisa potencializar sua presença digital. “Ainda há uma baixa adesão do segmento automotivo na internet e uma desconexão do que o usuário busca e o que o concessionário oferece. Nos Estados Unidos, por exemplo, 95% das lojas já estão no mobile”, explica.

Durante uma mesa redonda sobre como potencializar vendas com o Google realizada no 26º Congresso & Expo Fenabrave, concessionários puderam conhecer mais sobre o potencial do principal buscador do mercado e entender que o prazo para se digitalizarem está correndo. Há quem acredite e defenda que a migração do off-line para online deve ser feita em seis meses. “Estamos na era do perfil comportamental do cliente, em que esse faz tudo pelo celular e o processo de compra começa na pesquisa. Acredito que o prazo seja de seis meses para se digitalizarem e dois anos para a compreensão desse processo estar funcionando a todo vapor”, defende o vice-presidente da Fenabrave, José Carneiro de Carvalho Neto.

Se hoje o consumidor faz tudo pelo smartphone, investir na presença digital vai muito mais que criar campanhas de links patrocinados, mas entender como soluções completas de marketing digital podem ser capazes de ajudar na efetivação das vendas. “A busca começa no Google, principalmente pelo mobile, onde o cliente vai atrás de referências. Porém, o que ainda precisa ser melhor explorado é a segunda maior plataforma de buscas na internet, o Youtube. Esse é um dos canais mais importantes para os concessionários”, afirma Nasser. “O Youtube permite a flexibilidade do conteúdo, que pode ser bem elaborado com produções de filmes, por exemplo, ou ainda um testemunhal 100% gratuito para o concessionário”, completa.

Para conseguir bons resultados com publicidade nos canais do Google, é preciso entender o ciclo de compra do cliente atual, algo fundamental para estruturar a estratégia de uma campanha. “Hoje, o consumidor chega mais bem informado, por isso, a hora da verdade é no momento da informação e não no dia que o cliente entra na concessionária. Quando o consumidor está na loja ele já pesquisou e já sabe o que deseja” explica o account executive do Google Brasil, Daniel Wilke.

A Search Optics, que foi nomeada campeã do Google Mobile 2015 e tem o maior número e profissionais certificados pelo Google, é capaz de transformar tráfego virtual em resultados mensuráveis. Presente na Expo e Congresso Fenabrave, a Search Optics apresentou seu portfólio de soluções de marketing digital, como gerenciamento de campanhas de anúncios patrocinados com tecnologia, otimização de sites (SEO), além da gestão de campanhas em redes de display do Google, cuja tecnologia foi uma das mais comentadas como tendência do mercado automotivo durante o evento.

A rede de display é a terceira plataforma mais importante para criação de campanhas, segundo os executivos do Google, principalmente para o mercado automotivo, pois ela permite a distribuição de anúncios em diversos portais de notícias e segmentá-los de acordo com os contextos desejados. Atualmente, são mais de 2 milhões de sites, vídeos e aplicativos que este tipo anúncio pode ser veiculado.

Tornar as campanhas ainda mais mensuráveis e unir o comportamento off-line com o online já é comum nos Estados Unidos e em mais de 10 países. No Brasil, a ferramenta Store Visits ainda está caminhando em fase beta, mas, segundo Wilke, será uma das métricas mais prósperas para as concessionárias. “Com o Store Visits será possível fazer uma avaliação do fluxo completo da loja para quantificar o número de pessoas que demonstrou um comportamento online de compra e visitou a concessionária. Desta forma, o ciclo de compra até o PDV estará ainda mais completo”, conclui.


Comentários

Nome Completo:*
E-mail:
Comentários:*

Recent Posts