Search Optics cria estratégia Mobile-First para a maior Rede de Serviços Automotivos do Brasil

O que acontece quando você combina uma rede se serviços automotivos com quase 1.800 lojas no Brasil (e quase 3.000 na América Latina) com um consumidor que utiliza o celular como sua primeira plataforma de pesquisa?

Um desafio de marketing digital que somente a Search Optics está pronta para solucioná-lo.

Foi por isso que em maio a Bosch escolheu a Search Optics como parceria para cuidar da maior rede de serviços automotivos no Brasil. Nós sabíamos que seus proprietários estavam acostumados a trabalharem totalmente offline, sem site ou email. Por outro lado, a possibilidade de aumentar significantemente o alcance digital da Bosch iria contribuir para que a empresa se conectasse mais facilmente com seus consumidores. Com 85% dos consumidores brasileiros pesquisando na internet antes da compra – sendo que mais da metade deles pesquisam através do celular – a Bosch tinha a inegável necessidade de uma estratégia mobile-first que pudesse gerar engajamento online e as vendas nas oficinas.

Mas, considerando o crescimento constante do mobile, e a evolução do comportamento do consumidor, não seria uma tarefa fácil. De acordo com o Google, mais de 70 milhões de pesquisas sobre locais para serviços automotivos são realizadas por mês – o que significa que uma grande parte do público das oficinas da Bosch começa suas jornadas de compra no ambiente online. Para atingir estes consumidores e gerar leads qualificados, os sites das oficinas Bosch precisavam ser acessíveis ao consumidor potencial, a qualquer hora e em qualquer tamanho de tela.

Com os objetivos da Bosch em mente, a Search Optics desenvolveu um programa de marketing digital personalizado que atende a necessidade de cada localidade das oficinas. E para melhorar a experiência dos consumidores e gerar mais leads, o projeto utiliza a tecnologia da Plataforma Blueprint® da Search Optics, destinada à criação de sites que entregam uma perfeita experiência de navegação no celular. Ao invés de criar um site para o desktop e depois adaptá-lo para a versão mobile, a plataforma Blueprint utiliza a estratégia mobile-first, o que permite total funcionalidade em qualquer tamanho de tela e é desenhado para conversão dos consumidores no celular.

Neste processo foram criados quase 1.800 sites para todas as oficinas da Bosch. Assim que o proprietário opta por fazer parte do programa, um consultor trabalha para personalizar este site com alguns elementos específicos, informações de contato e localização da oficina. Desta forma, é possível ter o site no ar em 48 horas após confirmar sua participação.

Graças a esta nova estratégia da Bosch, agora as oficinas possuem uma presença online consistente e se diferenciam pelas informações atualizadas, além do fácil acesso à localização do negócio a partir de qualquer dispositivo. Além disso, cada Oficina Bosch Service possui acesso a um painel de controle que indica qual canal está gerando mais leads, possibilitando fácil acesso à performance da campanha e permitindo que sejam feitos ajustes na estratégia digital rapidamente.

Agora que a Bosch já adotou a estratégia de mobile-first, alinhada aos comportamento e necessidade dos consumidores, eles têm uma grande oportunidade de crescer seu negócio e gerar muito mais leads qualificados.

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