SEO x Links patrocinados: O que é melhor para seu negócio?

Mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo! são famosos pela agilidade e eficiência de resultados que apresentam. Quando uma pesquisa é realizada essas plataformas disponibilizam dois resultados: a busca orgânica e os links patrocinados, que podem ser chamados de busca paga. Por trás de cada um deles existe uma estratégia de marketing digital definida pela marca de acordo com seus objetivos, tipos de produtos e seu público-alvo.

As duas buscas ocorrem da mesma maneira. Palavras-chaves são digitadas na plataforma e os resultados aparecem de acordo com a credibilidade e relevância do site para uma determinada palavra-chave. A principal diferença entre links patrocinados e a busca orgânica é que no primeiro caso a marca está pagando o buscador para aparecer nos resultados. Já no segundo, o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) é constantemente realizado para que os resultados em médio e longo prazo melhorem a relevância do portal para que seu posicionamento gere resultados e fluxo de pessoas.

Abaixo, conheça as principais diferenças entre busca paga e orgânica:

Links patrocinados

- Os links patrocinados são os resultados que aparecem destacados, normalmente entre os primeiros posicionamentos que surgirão. É possível diferenciar a busca patrocinada observando o link que foi disponibilizado, já que ao lado sempre aparece “Anúncio” ou “Patrocinado”. Isso indica que para estar naquela posição, a empresa anunciante está pagando um valor por clique. Anúncios patrocinados também trazem características muito comuns, como: dados de telefone, endereço, chamadas para ação, informações de descontos, entre outros dados.

- O Google é o principal buscador do mercado e a ferramenta usada para esse tipo de busca é o Adwords. O preço estipulado por clique é baseado na concorrência pela palavra-chave escolhida. Você só pagará pelo anúncio quando ele receber cliques e for direcionado para o site do seu negócio, é o chamado “CPC” – custo por clique. Você também pode fazer anúncios por impressões, porém, o mais prático e usual no mercado é o CPC.

- Você que vai estipular quanto quer investir no Google Adwords. No entanto, cada segmento e palavra-chave podem ter seu valor e concorrência. Por isso, essas variáveis podem deixar o seu orçamento flutuante.

- Conhecer a ferramenta é fundamental, além disso, vai exigir que você tenha disciplina para acompanhar o desempenho da sua campanha diariamente e fazer os ajustes necessários de acordo com as métricas que você terá acesso, como: valor da palavra-chave, número de cliques, etc.

- Os resultados são em curto prazo, pois dependem da sua disponibilidade financeira para o investimento.

Busca orgânica

- Relevância é a palavra-chave nessa estratégia. Quanto mais relevante for o seu site, melhor posicionado ele estará para aparecer nas primeiras posições dos buscadores. Para que isso aconteça é necessário investir em SEO – da estrutura do site a produção de conteúdo constante e de qualidade.

- O investimento em SEO pode ser mais caro quando comparado aos links patrocinados, no entanto, os resultados são em médio/longo prazo.

- O trabalho do SEO funciona para otimizar o site e aumentar os seus acessos por meio da padronização de conteúdo e de palavras-chaves que serão facilmente captados pelo mecanismo de busca. O processo de seleção de resultados eficientes feito pelos robôs do Google vai desde URL’s com palavras-chaves amigáveis até links entre páginas, passando por relevância de conteúdo, hierarquização da informação, frequência de atualização, entre outros filtros. A ferramenta de SEO é eficaz para aperfeiçoar o site fazendo com que seja facilmente selecionado pelo mecanismo de busca e apareça cada vez mais acima na página de resultados.

- Segundo pesquisas do Google realizadas apenas nos EUA e no Canadá em 2013, os resultados que aparecem em 1º lugar de uma busca orgânica têm uma média de tráfego de 33,4%, enquanto os de 2º e 3º lugar têm 17% e 11%, respectivamente. Por isso, o trabalho de SEO deve ser constante, pois o Google também realiza mudanças em seus algoritmos para apresentar sempre os melhores resultados para seus usuários.

Em ambas as escolhas, seu negócio estará em vantagem e será destaque para seu cliente potencial. A Search Optics trabalha há 19 anos na gestão de campanhas de anúncios de seus clientes e conhece as melhores estratégias para destacar o seu negócio na internet.

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