Utilize os novos Superpoderes dos seus consumidores para o sucesso de vendas da sua Concessionária.

Se você acredita que ainda está vendendo carros para os mesmos consumidores do passado, você está jogando fora grandes oportunidades. Os consumidores de hoje contam com Superpoderes na palma de suas mãos e estão começando a aprender como utilizá-los.

Os smartphones nos deram superpoderes que estão mudando a forma com que vivemos e, especialmente, realizamos nossas compras. Agora, os consumidores contam com acesso imediato a informações de toda a parte do mundo, avaliações de colegas, referências de preços dos outros fabricantes e até mesmo das outras concessionárias: você precisa começar uma nova estratégia ou ficará refém da estratégia do cliente.

O celular é a nova forma de se fazer compras e também a mais utilizada entre os consumidores de 16 a 44 anos. Este pessoal realiza mais buscas sobre marca ou produto no celular do que em qualquer outro meio.

Concessionárias de automóveis não fogem desta regra. Você já deve ter notado algumas vezes estes super-consumidores circulando pela sua loja e, enquanto avaliam seus produtos, aproveitam para comparar suas ofertas com a dos seus concorrentes. Tudo isso, aproveitando do seu free Wifi.

No Fórum Automotivo 2015 em Nova York, John Humphery, Sênior VP da J.D. Power destacou que 47% dos compradores de carros novos usam smartphone dentro da concessionária enquanto estão pesquisando. Ele ainda contou que 51% dos consumidores que usam o celular dentro da loja pesquisam sobre preço, formas de pagamento e ofertas, contra 29% que pesquisam informações de estoque e disponibilidade. E o pior: eles podem estar tomando seu cafezinho enquanto eles decidem a compra e, isso, pode incluir não finalizar a compra no seu negócio!

E a principal razão que pode estar fazendo você perder vendas é o seu site. Não somente o site que você acessa da sua mesa, mas aquele que você consegue carregar dentro do seu bolso.

Neste momento você pode não ter ouvido falar do algoritmo “mobilegeddon” do Google, mas certamente já percebeu o impacto desta mudança, a não ser que você já tenha uma estratégia de “mobile first” (ou: o celular em primeiro lugar). Uma pesquisa realizada pelo líder de plataformas de marketing para conteúdo de performance, a BrightEdge, avaliou 20.000 endereços de sites depois que o Google passou a utilizar a preferência por sites responsivos em seus resultados de busca. Eles notaram uma queda de 21% de presença dos sites não-responsivos nas páginas de resultados do Google e uma diminuição de aparições em locais mais amigáveis nas três primeiras páginas de busca. Você não precisa ser um especialista em SEO para saber que se você não está aparecendo na primeira página de resultados, você definitivamente não está no lugar em que seus consumidores estão fazendo buscas.

A realidade é dura… se o seu site não é realmente responsivo com bons conteúdos que possam se adequar aos equipamentos móveis, você está correndo risco de perder vendas. E qual o tamanho do risco? Possivelmente metade das vendas. Um relatório do The Social Media concluiu que 47% dos consumidores não retornarão ao seu site se ele não carregar corretamente em seus equipamentos móveis.

Está na hora de pensar no celular em primeiro lugar, não somente em sistemas amigáveis para os equipamentos móveis. Basicamente, esta é a ordem das coisas: sempre comece com os consumidores e seus telefones inteligentes.
Siga os seguintes passos:
O que eles estão buscando e como você está os está ajudando a achar esta informação?

Quando eles te encontrarem, tenha 100% de certeza de que o conteúdo será relevante, significativo e bem apresentado. Obviamente, isso não é tão simples quanto parece. E é por isso que nós temos especialistas armados com as melhores ferramentas do mercado para fazer esse trabalho. E, mesmo asism, não é um trabalho simples.

O Relatório de SEO Marketing Benchmark de 2014 feito pelo eMarketer classificou a qualidade conteúdo como a tática mais eficiente de SEO, e a mais difícil de ser executada. O desenvolvimento constante e a criação de conteúdo correto para seu site requerem conhecimento das necessidades do seu consumidor em cada momento da compra e significa quase um trabalho manual para produzir informações inteligentes que se adequem aos seus interesses. Quando os consumidores encontram estes conteúdos, esperam que seja simples e bem feito.

A parte mais legal de uma estratégia de “mobile-first” é que ela guia todo o seu plano digital na direção correta, gerando melhores leads que acabam resultando em telefonemas e visitas à sua concessionária. Este super-consumidores estão munidos de muitos equipamentos e preparados para comprar. Apresente a eles a rota para encontrar o que precisam e terminar o caminho em sua concessionária. Direcione-os aos seus veículos de escolha. Facilite o processo de comparação. Entregue a eles os principais fatos que eles precisam saber de forma rápida e no nível de detalhe que eles querem. Tão importante quanto isso, o seu site responsivo, quando acessado a partir de um dispositovo móvel, deveria incluir simples formas de realizar as ações, como um botão com número do telefone posicionado justamente onde os compradores gostariam de encontra-lo.

O conteúdo que traz os consumidores ao seu site é extremamente importante e deve responder perguntas que eles podem ter enquanto estão em sua concessionária como estoque, ofertas, avaliações, análises, comparações, dicas, novidades, tendências e artigos, em diferentes formatos e tamanhos. Coloque o máximo de informação em seu site: vídeos, imagens, podcasts, inforgráficos e não se esqueça de descrevê-los com bons textos para que seu futuro cliente possa encontrar com facilidade o que ele procura. Tudo isso conta na hora de ranquear as pesquisas e contam muito para o consumidores super-poderosos.

Todas estas ideias não são novas. Estas são apostas para se manter no jogo e ganhar novos negócios. Possivelmente a sua experiência vendendo carros começou bem antes dos celulares tijolões que nos permitiram trabalhar fora de nossas mesas. Hoje o poder está todo nas mãos dos nossos consumidores. Para ter certeza de que eles estão usando esse poder da melhor maneira e a favor dos negócios da sua concessionária, você precisa colocar em suas mãos as oportunidades do marketing digital e fazer do celular a sua primeira estratégia.

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