Vídeo Marketing: um dos melhores canais de relacionamento entre sua concessionária e o cliente

É fato que o marketing digital já mudou e está mudando a lógica das estratégias de divulgação. Empresas têm investido mais em posicionamento de marca, campanhas de engajamento e relacionamento com o público nas redes sociais, apostando em um formato de conteúdo digital que atrai cada vez mais apreciadores.

Dessas novas tendências estão os vídeos, que oferecem diversas maneiras de criações e abordagens para atingir consumidores. Para se ter uma ideia do potencial dos vídeos, uma pesquisa do Jornal Huffington Post aponta que 88% do tempo do usuário de internet é gasto em portais que tenham vídeos, principalmente daqueles que utilizam a web por meio de smartphones e tablets. Ainda segundo a pesquisa, até 2019 estima-se que 80% do tráfego da internet seja para consumo de vídeos. No Facebook, por exemplo, os vídeos já atingiram 8 bilhões de visualizações por dia em toda a rede no final de 2015.

Para o mercado automotivo, o vídeo pode ser ainda mais interessante, uma vez que oferece em uma única estratégia o apelo visual, a informação e, também, uma experiência mais verdadeira para os usuários. Dados colhidos pela Think with Google Study mostram que 30% dos compradores de carros foram induzidos a começar um processo de compra após assistir a um vídeo de publicidade online. A pesquisa aponta ainda que 61% dos compradores de carros visitaram uma concessionária após assistir um vídeo de publicidade online, mostrando na prática a efetividade do vídeo marketing no segmento automotivo.

Todos os meses, o Brasil registra 14 milhões de impressões de vídeos, sendo que 40% dos brasileiros os assistem todos os dias. Para o mercado automotivo, esses dados só reforçam que o vídeo marketing é um canal a ser explorado e adicionado as estratégias de marketing das concessionárias. Em apenas 30 segundos é possível se comunicar com os clientes e gerar interesse de lançamentos de carros a serviços de pós-venda. Com criatividade e uma boa produção, o vídeo marketing tem potencial para se comunicar com os clientes em todas as fases do processo de compra.

Muitas concessionárias já compreenderam que investir apenas em publicidade e manter aquela comunicação com via única de audiência não é mais o suficiente. Dessa forma, torna-se vital entender que a estratégia audiovisual é parte fundamental do funil de vendas da loja e um canal importante para o diálogo entre marca e consumidor.

Entre os benefícios que os vídeos podem trazer às concessionárias está a precisão na mensagem para atingir o consumidor. Quando bem produzidos, eles são fáceis de compreender, divertidos de assistir e compartilhar, além de oferecem à empresa o controle total sobre a narrativa, resultando numa mensagem consistente. Os recursos visuais característicos de um vídeo também são de grande ajuda, visto que fazem com que o espectador se lembre da mensagem mais facilmente. Por isso, o ideal é criar vídeos que durem de 15 a 30 segundos, assim a audiência não é perdida antes de passar a mensagem desejada. Muitas vezes, um vídeo simples e rápido, com objetivos bem definidos, traz mais efeito que um material longo e complexo.

Para as concessionárias que desejam investir em produções de vídeos, a Search Optics segue uma recomendação dada pelo Google: destinar 15% da verba de publicidade em TV para ser utilizada em vídeos online.

Além de ser uma estratégia de marketing eficiente para o setor, o vídeo tem a capacidade de transformar a mensagem em conteúdo interessante e compartilhável. Abaixo, confira dois formatos de transmissões de vídeos que sua concessionária pode investir:

· Nativo: É um formato integrado a algum conteúdo, que pode ser um vídeo ou um jogo online. O consumidor geralmente interage com a publicidade em um intervalo de tempo para, em seguida, assistir o conteúdo que deseja ter acesso, o que faz com que assista o anúncio até o final. Este formato é comum em um jogo, entre uma fase e outra, ou mesmo em uma sequência de vídeos, que pode ter publicidade entre eles.

Pre-roll: o anúncio aparece antes de um vídeo, com duração de 10 a 15 segundos e o consumidor não tem a opção de pulá-lo. O formato é recomendado pela Search Optics, pois oferece melhor custo-benefício, alto rendimento de impressão e possibilita testar o conteúdo e parâmetros de segmentação.


Comentários

Nome Completo:*
E-mail:
Comentários:*

Recent Posts