Glossário


Reunimos uma lista dos principais termos da indústria que podem ser úteis para saber o significado.

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

A

Acima da dobra

A parte da página da internet que é visível sem rolar a tela para baixo. O material nesta área é considerado mais valioso porque o leitor o vê primeiramente. Refere-se a um termo de impressão para a metade superior de um jornal acima da dobra mas, diferente de um jornal, os locais exatos de email e páginas de internet não são previsíveis. Sua dobra pode ser afetada pelo painel de visualização dp usuário, tamanho do monitor, resolução do monitor e todo cabeçalho colocado por programas de email.

Algorítimos

Conjunto de regras matemáticas que descrevem ou determinam uma circunstância ou ação. No caso de motores de busca, algorítimos únicos determinam a posição de Websites que aparecem com as consultas de busca.

B

B-to-B

Business-to-Business (comércio de empresa para empresa)

B-to-C

Business-to-Consumer (comércio de empresa o consumidor final)

C

Chamado para a ação

Numa mensagem de marketing, propaganda na internet, email, etc, o link ou parte do texto que diz ao recipiente que ação tomar, como por exemplo atender o telefone ou comprar agora mesmo!

Classificação

A posição de uma página nos resultados de busca por uma palavra chave/frase de busca específica. Posições mais altas normalmente indicam melhor SEO, volume alto e movimento de qualidade.

Click Through (cliques)

O processo de clicar em um link numa página de resultados de um motor de busca a fim de visitar um site indexado.

Colocação paga

Modelo de propaganda onde os motores de busca exibem anúncios pagos, quando as consultas apropriadas são usadas. Por exemplo, se alguém buscar por "carros novos", um anúncio pago de um fabricante principal de automóveis surgirá. Os anunciantes dão lances em palavras específicas, contidas nas consultas e atribuem textos específicos a elas.

Conscientização

A primeira fase do ciclo de marketing do produto, nos quais os interessados adquirem consciência do produto/serviço.

Consulta

Uma palavra, frase ou série de palavras usadas para definir a resposta de um motor de busca ou banco de dados.

Conteúdo Dinâmico

Informações da internet que mudam de acordo com as regras estabelecidas pelo cliente ou servidor e, podem adaptar-se às instruções. Por exemplo, um sistema de conteúdo dinâmico possibilita a existência de páginas principais únicas a milhões de usuários Yahoo, das quais preferências pessoais foram definidas.

Crawlers (indexadores)

Veja Spider

Custo por lead (CPL)

Custo da campanha de marketing dividido pelo número de leads geradas.

F

Frase chave

Uma frase que forma compõe toda ou parte de uma consulta em motor de busca.

Frases correspondentes

Uma variação em combinações amplas que permitem ao motor de busca fornecer resultados que incluem a sua frase. Por exemplo, você deu um lance para "Surfe Havaí" e a consulta correspondente a frase "Loja de surfe do Havaí" aparecerá no seu anúncio, mas não exibirá "surfistas profissionais no Havaí."

L

Lead qualificado

A definição varia entre os diversos profissionais de marketing. Um lead qualificado é, normalmente, o próximo passo após a consulta, onde o lead se enquadra a alguns critérios para garantir o desenvolvimento do lead. Pode ser algo bem simples como "qualquer um que pesquisou por este termo está qualificado " até "só corresponderam a três à cinco critérios do nosso registro, não estão qualificados."

Listas orgânicas

(Também chamado de Listas Naturais) Os resultados de busca que são fornecidos gratuitamente e, que são baseados nos algorítimos de busca dos motores de busca. Um site pode ter uma posição “orgânica” sem pagar qualquer valor ao motor de busca.

M

Mapa de calor

Um mapa de uma página que exibe onde os consumidores provavelmente miram seus olhos na página.

Marketing para Motor de Busca (SEM)

Todas as táticas e versões de propaganda de motor de busca.

Meta Tag (linhas de código HTML)

Uma parte do código fonte usado para criar um website, meta tags devem corresponder ao conteúdo do site e as metas da campanha de marketing do motor de busca. Por exemplo, se a sua empresa vende BMWs, o termo BMW seria um Meta Tag relevante.

Micro Sites

Uma mistura entre a página de destino e um website normal. Eles normalmente tem seu próprio nome de domínio e até mesmo marcas separadas da marca principal da organização. Utilizados quando um profissional de marketing quer ofecerer uma experiência maior ao usuário, para fins educacionais e de propagar a marca (branding).

Monitoramento do olho

Um tipo de teste de página que acompanha os movimentos dos olhos dos participantes, a fim de medir como eles interagem com a página.

O

Otimização para Motor de Busca (SEO)

A prática de projetar e escrever páginas de internet com o propósito de atrair os motores de busca. SEO tenta posicionar as páginas no topo, dentro das listas “naturais” dos motores de busca, diferentemente de anúncios pagos.

P

Pague por clique (PPC)

Propagandas em buscas pagas normalmente tem este modelo, onde os anunciantes pagam uma quantia para cada clique originando-se de uma fonte de movimento. Pague por clique é um serviço de marketing de motor de busca , onde o anunciante deve pagar por clique a fim de gerar movimento ao seu website. Quem der o maior lance toma a melhor posição.

Palavra chave

Uma palavra que forma compõe toda ou parte de uma consulta em motor de busca.

R

Resultados naturais

Veja listas orgânicas

Retorno sobre o investimento (ROI)

Análise subjetiva ou matemática de retorno por um projeto.

Rico em conteúdo

Refere-se a uma página da internet que contém conteúdo relevante, específico ao tópico em questão. Normalmente refere-se a palavras chave repetidas dentro do corpo de um website, relevante aos termos de busca.

S

Servidor

Um programa ou computador que armazena e distribui emails de uma caixa de entrada para outra, ou retransmite emails de um servidor para outro numa rede.

Sistema do Nome de Domínio

Como que as redes de computação localizam nomes de domínio de internet e os traduzem em endereços IP. O nome de domínio é, na verdade, o nome para um endereço IP ou variação de endereços IP.

Spider

(Também conhecido como Robô, Crawler ou Bot) Um pequeno program que surfa a internet para fazer indexar as informações para um motor de busca.

T

Taxa de cliques (CTR)

Número total de cliques nas propagandas de busca, emails, etc, dividido pelo número de propagandas visualizadas, emails enviados, páginas visualizadas, etc.

Taxa de conversão

A porcentagem de visitantes/usuários que "convertem" na ação da página, email enviado ou campanha. Por exemplo, as ações podem ser de compras, baixar conteúdo, telefonar para algum número, enviar emails ou fazer uma visita demorada ao estabelecimento.

U

URL / Localizador de Recursos Uniforme

O endereço na internet para uma página, sempre começando com http:// ou https:// para as páginas seguras, e seguidos por www e depois o nome do domínio, ex. http://www.marketingsherpa.com.

V

Visitante único

Um único visitante a um website determinado pelo número de endereços IP únicos que atingem o site.